quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Modelo em 3D de como seria Bagdá, capital do Califado Abássida, no século VIII.

Alguns fatos interessantes sobre a fundação e início da história de Bagdá:
-Seu nome oficial nos tempos do califado abássida era "Cidade da Paz'', e foi fundada pelo califa Al-Mansur em 762.
-Bagdá eclipsou Ctesifonte, a antiga capital do Império Persa Sassânida, localizada a cerca de 30 km ao sudeste, que estava sob controle muçulmano desde 637, e que rapidamente tornou-se desertificada após a fundação de Bagdá. A grande cidade da Babilônia, desértica desde o século II, situa-se a cerca de 90 km ao sul.
-O design original mostra um anel de estruturas residenciais e comerciais ao longo do interior das muralhas da cidade, mas a construção final adicionou outro anel, dentro do primeiro.
-O formato circular da cidade era um reflexo direto do design urbano persa sassânida tradicional. A antiga cidade sassânida de Gur/Firouzabad é quase idêntica em seu design circular geral, irradiando avenidas e os edifícios e templos do governo no centro da cidade. Este estilo de planejamento urbano contrastava com o planejamento urbano grego antigo e romano, em que as cidades eram projetadas como quadrados ou retângulos com ruas que se cruzavam em ângulos retos.
-O crescimento da cidade foi auxiliado pela sua excelente localização, com base em pelo menos dois fatores: o controle das rotas comerciais estratégicas ao longo do rio Tigre; A abundância de água em um clima seco. tanto nas extremidades norte como sul da cidade, permitindo que todas as famílias tivessem um suprimento abundante, o que era muito incomum durante esse período.
- Por volta de 100 mil trabalhadores vieram auxilar na construção; e eram suficientemente pagos com ouro.
- Cada portal tinha portas duplas feitas de ferro; As portas eram tão pesadas que precisavam de vários homens para abri-las ou fechá-las. As muralhas em si tinham cerca de 44 m de espessura na base e cerca de 12 m de espessura no topo. Além disso, as muralhas tinham cerca de 30 m de altura e eram coroadas por merlões. Elas eram cercadas por outra muralha com uma espessura de 50 m. A segunda muralha tinha torres e merlões arredondados, que cercavam as torres. Esta parede externa era protegida por declives sólidos, que eram feitos de tijolos e cal. Além da parede exterior, haviam fossos repletos de água.
-Os dois engenheiros que foram contratados por Al-Mansur para planejar o design da cidade foram Naubakht, um zoroastriano que também determinou que a data da fundação da cidade seria astrologicamente auspiciosa, e Mashallah, um judeu persa de Khorasan.
-Dentro de uma geração de sua fundação, Bagdá tornou-se um centro de aprendizagem e comércio. A Casa da Sabedoria era um estabelecimento dedicado à tradução dos escritos grego, persa médio e siríaco. Os estudiosos dirigiram-se a Bagdá de todo o califado abássida, facilitando a introdução da ciência persa, grega e indiana no mundo árabe islâmico naquele momento. Bagdá provavelmente era a maior cidade do mundo, pouco depois de sua fundação até a década de 930, quando estava empatada por Córdoba. Várias estimativas sugerem que a cidade continha mais de um milhão de habitantes no auge. Muitos dos contos de mil e uma noites se passam na Bagdá durante esse período.
-Entre as características notáveis de Bagdá durante este período estavam suas bibliotecas excepcionais. Muitos dos califas abássidas eram mestres da aprendizagem e desfrutavam de colecionar literatura antiga e contemporânea. Embora alguns dos príncipes da dinastia anterior os omíadas, tivessem começado a reunir e traduzir literatura científica grega, os abássidas foram os primeiros a promover o aprendizado grego em grande escala. Muitas dessas bibliotecas eram coleções privadas destinadas apenas ao uso dos proprietários e seus amigos imediatos, mas as bibliotecas dos califas e outros funcionários do governo logo assumiram um funcionamento público ou semi-público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário