quarta-feira, 20 de maio de 2015

Produção textual feito pela aluna da Escola Estadual Senador José Gaudêncio: Yohana da Silva Moura A 3° C

                                    Produção Textual- Crise de 1929


            Logo após a Primeira Guerra Mundial, na década de 20, o modo de vida dos norte-americanos se tornava algo invejável. Essa época ficou denominada popularmente como Loucos ano 20 o consumo em abundância,  as indústrias e empresas sem cessar por fim, um grande boom financeiro,  algo artificial e aparente,  que logo poderia se desfazer.
            Durante o período de 1920 e  1929, os americanos iludidos com essa  estabilidade na economia, investiam cada vez mais em ações financeiras nas mais diversas empresas até que a maior crise capitalista da economia americana, ocorrida no dia 24 de outubro de 1929, mas conhecida como crise de 29 o, até mesmo,  grande depressão  se consolidava na história das maiores potências existentes na época.  Dentre os vários aspectos motivadores desse grande transtorno  mundial, podemos citar como principais,  a produção agrícola, não encontrando comprador suficiente para a grande demanda exercida , a diminuição do consumo das  indústrias americanas evoluíram consideravelmente mas o capital da população não acompanhava esse ritmo diminuindo o número de compradores e assim falindo grande parte das empresas. Podemos frisar também o Livre mercado, onde cada comerciante realizava a sua vontade e ninguém deveria inter-ver  em seus planos e desejos; por fim, analisamos a quebra de valores de Nova Iorque, constituindo a queda do valor das ações fazendo com que os investidores vendessem suas ações,  portanto sem recíproca da parte dos compradores. A quebra da bolsa acarretou  desemprego e falência para a sociedade. Milionários se viam pobres repentinamente, o que provocou diversos suicídios, aumentando da mesma forma o número de mendigos da época. A crise fez com que os Estados unidos importassem menos, o que afetou outros países como Londres, Berlim, Tóquio, incluindo também o Brasil, pois com a diminuição das exportações, as mercadorias encalharam e automaticamente entraram em crise.
            Em  1930 o embate se agravou. A eleição de Roosevelt para presidente dos EUA foi a grande solução para a problemática, com a elaboração do New Deal  no que, consistia a intervenção  do estado na economia reeducando os empresários e comerciantes, corrigindo e especulando a bolsa de valores.  

Produção textual  feito pela aluna da Escola Estadual Senador José Gaudêncio: Yohana da Silva Moura   A 3° C       

12 comentários:

  1. Em síntese esse texto é muito interessante, já que retrata uma grande crise na economia na década de 20.

    ResponderExcluir
  2. Em síntese esse texto é muito interessante, já que retrata uma grande crise na economia na década de 20.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ao professor juarez pela incentiva aos alunos para publicar textos interessantes no seu blog , na qual relata uma crise muito grande na década de 20 , e uma das partes que me chamou mais atenção foi "Milionários se viam pobres repentinamente, o que provocou diversos suicídios, aumentando da mesma forma o número de mendigos da época."

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. E muito importante porque trata do desemprego e da falência,na decáda 20 o consumo abundância,as indústrias.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns ao professor Juarez por incentivar seus alunos a se aprofundar em assuntos importantes para a história

    ResponderExcluir