O mundo nunca foi uma maravilha. Sempre houve miséria, desigualdade,
egoísmo, exploração de homens e da natureza, preconceitos de diversos
modos, enfim, uma série de atrocidades que apenas nos desumaniza e nos
desintegra enquanto humanidade. Lutar contra essas arbitrariedades,
buscando de algum modo modificações, sempre foi algo extremamente
difícil, uma vez que existe todo um sistema que corrobora para que isso
ocorra e o ser que se rebela contra tudo isso é tão somente um grão que
compõe o mesmo sistema. As mudanças tornam-se ainda mais difíceis na
medida em que a razão é utilizada para justificar tais atos e isso,
infelizmente, é recorrente na história. Diante disso, o desânimo e a
desistência na luta por modificações se tornam quase que inevitáveis.
Entretanto, desistir é apenas sucumbir à força racional que justifica
tanta miséria. É preciso ir além da racionalidade e atingir a
afetividade, já que o afeto, em tempos de egoísmo sombrio, é o maior ato
revolucionário que podemos ter.
Antes de prosseguir, é necessário esclarecer que esta não é uma ode à
irracionalidade. A razão é extremamente importante, mas ela possui
limitações, as quais o afeto desconhece. Além disso, como dito, ela pode
(e recorrentemente é) ser utilizada como um forte instrumento de
manutenção de poder. Basta observar que vivemos em um período
extremamente racional, porém, a miséria social só faz aumentar, estamos
cada vez mais tristes e sozinhos, conectados com o mundo e distantes da
vida, cercados de muros de concreto e isolados pelo medo. Então, nem
sempre a razão é a melhor saída e, parece-me, que nesta quadra da
história tem nos faltado afeto, pois é ele que permite que a
sensibilidade – tão rara, mas essencial – exista.
Ao sair do campo racional, o qual tende a nos prender em nós mesmos,
tornamo-nos mais sensíveis para com o mundo. O que o outro faz e sofre
torna-se alvo também dos meus pensamentos e, consequentemente, das
minhas ações. É o afeto, a sensibilidade, que permite que enxerguemos
para além do que simplesmente está exposto visivelmente aos olhos. Isso
ocorre porque a racionalidade está preocupada em explicar, já a
sensibilidade está preocupada em compreender. Sabemos bem disso, afinal,
quando não estamos nos sentindo bem, o que mais queremos é alguém
disposto a apenas nos entender e, “curiosamente”, o que mais recebemos
são explicações racionais sobre o que estamos sentindo.
Essa visão instrumentalmente racional das coisas, seja no campo
social, seja no campo individual, não permite que as situações sejam
modificadas, justamente, por estar destituída da capacidade de sentir
aquilo que os olhos da razão sempre tendem a normalizar e padronizar. No
entanto, toda vez que se faz isso, desconsidera-se as particularidades
presentes naquela problemática (social ou individual).
Exemplificando isso, se nós olharmos para alguém que vive em condição
sub-humana, de miséria, apenas com olhos racionais instrumentais,
provavelmente, nós iremos explicar aquela condição pelo sujeito estar
fora do mercado de trabalho ou algo do tipo; do mesmo modo, caso alguém
do nosso convívio social esteja passando por um momento difícil,
sentindo-se deprimido e completamente para baixo, o mais trivial de se
ocorrer é essa pessoa ser chamada de “fresca”, de “mole”, de “fraca”,
por ficar choramingando por “idiotices”.
Todavia, são essas “idiotices” que, em geral, a razão não alcança,
pois são nelas que se encontram os sentimentos das pessoas – seus
sonhos, seus desejos, seus sofrimentos, suas frustrações, seus
problemas, suas decepções, suas alegrias, suas dificuldades, suas lutas –
e estes dependem de um olhar afetuoso, sensível e poético para ser
compreendido. Ao olharmos com afeto, podemos enxergar que por trás de
alguém vivendo na sarjeta da rua ou na sarjeta da mente, há um ser
humano que necessita desesperadamente de alguém que tente compreendê-lo
nas suas entrelinhas.
Como disse, em tempos de egoísmo sombrio e quase absoluto, de valores
degradantes para o ser humano e mecanização da vida, o afeto é
revolucionário, porque ele é capaz de quebrar a barreira racional que
divide os seres humanos em compartimentos individuais e dar conexão a
nossa existência. Apesar das dificuldades, ele consegue sim mudar
realidades – porque quando a partir de um olhar afetuoso se modifica uma
vida, uma situação, o mundo já está mudando – já que é consertando o
homem que a gente conserta o mundo. Albert Camus disse: “Eu me revolto, logo nós existimos”.
Estou convencido de que essa revolta está no afeto, porque, quando isso
ocorre, mais do que singularmente, nós existimos de forma plural e
humana. E essa sempre será a maior das revoluções.
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