terça-feira, 24 de dezembro de 2019

A vida antes do surgimento da agricultura.

Desde o seu surgimento o ser humano mantinha uma relação com a natureza e era dela que obtinha suas fontes de alimento. No início, o homem primitivo caçava e coletava frutas e raízes para garantir sua sobrevivência e a de seus familiares.
Esses suprimentos existiam no ambiente sem a influência humana. Ou seja, cabia ao coletor apenas procurar por eles e em seguida capturá-los, no caso dos animais, ou coletá-los, no caso dos vegetais. 
Porém, como esses alimentos não existiam em abundância, era impossível a fixação do homem em um território específico. Consequentemente, a única maneira de conseguir alimento era trocando de lugar de maneira frequente. Por isso, os nossos ancestrais eram nômades.
Mas há cerca de 12.000 anos ocorreu uma importante Revolução que possibilitou, enfim, o surgimento das primeiras civilizações.

A Revolução Agrícola

pré história
Também chamada de Revolução Neolítica, a grande mudança ocorreu por causa de alguns motivos que apresentamos abaixo: 
  • Fim da última Era Glacial;
  • Alterações climáticas por todo o globo terrestre;
  • O homem precisou buscar outros locais para obter alimento;
  • O Homo sapiens estava mais desenvolvido e racionalizava mais;
  • Ele conseguia construir instrumentos mais complexos;
  • O homem primitivo era observador e aprendia por tentativa e erro.
Por causa de tudo isso, iniciou-se a grande revolução que durou milênios. Estima-se que seu início tenha ocorrido há 10.000 anos e seu fim a cerca de 7.000 anos atrás. A partir desse momento o homem saia da “Idade da Pedra Lascada” para entrar na “Idade da Pedra Polida”. Um novo mundo começou a se constituir.
Foi durante esse momento histórico que surgiu a agricultura!

Onde surgiu a agricultura pela primeira vez?

Sabemos que a agricultura não foi desenvolvida inicialmente em um único lugar. Pelo contrário, várias são as regiões nas quais ela começou a surgir e promover a transformação da humanidade. Dentre elas destacamos:
  • A China;
  • O Sudeste Asiático;
  • A América Tropical;
  • O Nordeste da África.
Cada uma delas dispunha de terras férteis para a produção de grãos, mas tinha características específicas. Por isso, os alimentos gerados em cada local eram distintos. Na China, por exemplo, desenvolveu-se o cultivo de arroz e milho; na América, de milho e batatas; e na África, o sorgo.
Mas estudiosos baseados em seus registros arqueológicos acreditam que os primeiros cereais a serem produzidos com sucesso foram o trigo e a cevada, numa importante região. 

 A região do Crescente Fértil

curiosidades interessantes
Localizada no Oriente Médio, entre os rios Tigre e Eufrates e o Rio Nilo, o Crescente Fértil é o local onde encontram-se os primeiros indícios do surgimento da agricultura e contava, na época da Revolução Agrícola, com uma enorme extensão territorial. Seu nome é decorrente:
  • De seu formato em forma de lua crescente;
  • Da presença de terras bastante férteis.
O sucesso das práticas agrícolas ocorreu por causa dessa fertilidade e, a mais importante consequência de tudo isso foi o desenvolvimento das primeiras civilizações da humanidade: a Egípcia e a Mesopotâmica.
Ambas puderam se estabelecer nos territórios próximos aos rios e produziam seus alimentos às margens deles. Assim, seus habitantes não precisaram mais sair para caçar, pescar ou coletar frutos e tornaram-se, pouco a pouco, sedentários.  
Leia também:

A disseminação da agricultura pelo mundo

Uma grande vantagem que aos poucos foi sendo percebida pelos homens do neolítico, é que a produção de alimentos obtida por meio das técnicas agrícolas, diferentemente da caça, gerava excedentes.
Os alimentos começaram então a ser estocados e com o surgimento de pequenas aldeias, elas começaram a trocar entre si os produtos que sobravam. Ainda, esse tipo de relação comercial ampliou-se com o desenvolvimento de embarcações, pois os homens podiam viajar pelos mares para comercializar suas produções.
Finalmente, da região do Crescente Fértil, as técnicas agrícolas, assim como os cereais, que ali surgiram foram transmitidos para a Ásia e a Europa. E depois para outras regiões do globo.
A agricultura tomou conta do mundo e o ser humano, da terra!

O que o surgimento da agricultura significou para as sociedades?

origem da agricultura
Acerca do surgimento da agricultura pode-se afirmar que ela revolucionou a vida dos homens primitivos e propiciou o desenvolvimento das primeiras civilizações. Mas junto a isto uma série de outras consequências ocorreram. Na sequência, as principais delas:
  • Apareceram os primeiros calendários;
  • Matemática, geometria e astronomia surgiram;
  • Foram criados festas e rituais para comemorar as produções agrícolas;
  •  Sistemas de irrigação começaram a ser pensados, projetados e construídos;
  • As primeiras cidades apareceram;
  • Animais foram domesticados;
  • Houve o desenvolvimento da pecuária;
  • Alterações das paisagens naturais pela derrubada das árvores iniciaram;
  • A explosão demográfica foi desencadeada;
  • Ampliou-se a complexidade das relações humanas no mundo.
Além de todas elas, há, sem dúvida, uma outra importante modificação. Se antes o ser humano sentia-se igual aos animais que caçava e aos outros seres vivos, a partir do momento em que ele passou a dominar a terra e a natureza, começou a perceber-se como um ser superior. Portanto, podemos dizer que o surgimento da agricultura alterou também, e talvez principalmente, a mentalidade humana!
Bom, agora você já sabia como surgiu a agricultura. Tem alguma curiosidade para compartilhar ou sugestão de artigo? Deixe seu comentário!


Nenhum comentário:

Postar um comentário