segunda-feira, 27 de maio de 2019

26 de maioe 1940 operação Dínamo: as forças aliadas começam uma evacuação em massa de Dunkirk.

Operação Dínamo refere-se à evacuação de Dunkirk, também conhecida como milagre de Dunkirk, uma notável operação militar realizada durante a Segunda Guerra Mundial e considerada uma das maiores retiradas da história militar. Quase trezentos e quarenta mil soldados aliados foram evacuados sob intenso bombardeio, entre 26 de maio e 4 de junho da cidade francesa de Dunkirk até a cidade inglesa de Dover. A operação Dínamo se deu no contexto da invasão da França pelas forças alemãs, em 10 de Maio de 1940, sem uma efetiva resistência aliada.
Comandada pelo vice-almirante Bertram Ramsay, a intenção inicial era evacuar cerca de 45 mil homens da Força Expedicionária Britânica em dois dias, mas, em breve, o objetivo foi alterado para resgatar 120 mil homens em cinco dias.
Os exércitos britânico, francês e belga, distribuídos ao longo de uma frente de 250 Km, curvados para dentro do Canal da Mancha, estavam cercados pelos alemães. As tropas exaustas, empurradas constantemente para trás pelo Panzers alemães, apertavam nervosamente os fuzis e esperavam em silencioso terror. A retirada era inevitável.
A perspectiva da derrota viera com surpreendente e terrível rapidez. Durante oito meses, muitos dos 390.000 homens do exército de Lord Gort tinham desfrutado de uma boa vida. Iludidos de que a Linha Maginot, com seus 400 Km para o sul, era inexpugnável, haviam construído 400 casamatas de concreto armado, cavado trincheiras e fossos antitanques nos moldes semelhantes àqueles da Primeira Guerra Mundial, à espera dos alemães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário