domingo, 11 de novembro de 2018

11 de novembro de 1976 - Vai ao ar o primeiro capítulo da novela ESCRAVA ISAURA.

Inspirada em obra homônima de Bernardo Guimarães, a novela retrata a luta abolicionista no Brasil tendo como fio condutor a paixão doentia de um senhor por sua escrava branca.
Lucélia Santos estreou na TV Globo como a protagonista de Escrava Isaura.
A novela teve como cenário a cidade de Conservatória e fazendas na região de Vassouras, no interior do estado do Rio de Janeiro.

Em determinado momento, a Censura Federal proibiu o uso da palavra “escravo” e a saída encontrada pelo autor foi trocá-la por “peça”. Lucélia Santos também se recorda da ação da Censura em uma cena em que Isaura se revolta e quebra seu quarto inteiro. Segundo a atriz, a cena foi gravada, mas não foi exibida por considerarem incompatível com a imagem de mulher submissa da personagem.
A novela obteve grande sucesso, no Brasil e no exterior, alcançando países do então bloco comunista. Em Cuba, por exemplo, o racionamento de energia chegou a ser suspenso para que os telespectadores não perdessem os capítulos. Na China, Lucélia Santos ganhou o Prêmio Águia de Ouro, com os votos de cerca de 300 milhões de pessoas – foi a primeira vez que uma atriz estrangeira recebeu um prêmio no país.
Escrava Isaura foi responsável pelo sucesso de venda da versão do livro de Bernardo Guimarães para o chinês e também ultrapassou as expectativas na Polônia, onde milhares de pessoas lotaram um estádio para assistir a uma competição de sósias dos personagens Isaura e Leôncio. Já na Rússia, a palavra “fazenda” foi incorporada ao vocabulário nacional.
No final de 1985, Escrava Isaura já havia sido vendida a 27 países. A atriz Lucélia Santos visitou todos eles e recebeu diversos prêmios... Passados 40 anos de sua estreia, Escrava Isaura ainda está na lista das novelas mais comercializadas no exterior. Já foi exibida sete vezes na França, cinco na Alemanha e três na Suíça e chegou a países africanos como Congo, Gabão, Gana e Zimbábue.
O último capítulo da novela foi exibido em 5 de fevereiro de 1977
.....
NA MONTAGEM:
1) Rubens de Falco, como Leôncio e Lucélia Santos;
2) Lucélia Santos e Edwin Luisi, como Álvaro;
3) Léa Garcia, como a escrava Rosa e Isaac Bardavid, como o capataz Francisco;
4) Roberto Pirillo, como Tobias;
5) Norma Blum, como Malvina

Nenhum comentário:

Postar um comentário