terça-feira, 30 de outubro de 2018

PARABÉNS BIBLIOTECA NACIONAL PELOS 206 ANOS!

#nestedia, em 29/10/1810, o Príncipe Regente D. João, assinou o decreto de criação da Real Biblioteca, hoje Biblioteca Nacional do Brasil, no Rio de Janeiro. Com a transferência da corte portuguesa para o Brasil, em 1808, veio também o acervo da biblioteca real, cerca de 60 mil peças, entre livros, manuscritos, mapas, estampas, moedas e medalhas. Inicialmente, ele foi acomodado no andar superior do Hospital da Ordem Terceira do Carmo, na Rua Direita, hoje Rua Primeiro de Março. Posteriormente foi transferido para o lugar que havia servido de catacumbas aos religiosos do Carmo.
Quando a família real regressou para Portugal, em 1821, D. João VI levou grande parte dos manuscritos do acervo. Com a independência, a Biblioteca passou a ser propriedade do Império do Brasil. Em 1858, foi transferida para outro endereço. O crescimento constante e permanente do acervo exigiu nova mudança.
Em 1905, foi construído seu atual prédio inaugurado em 29 de outubro de 1910. Em estilo eclético que mistura neoclássico com art nouveau, a Biblioteca Nacional está localizada na Av. Rio Branco 219, praça da Cinelândia, no Rio de Janeiro. Compõe com o Museu Nacional de Belas Artes e o Teatro Municipal um conjunto arquitetônico e cultural de valor inestimável.
A Biblioteca Nacional é considerada pela UNESCO como a maior biblioteca da América Latina e a sétima maior biblioteca nacional do mundo.
Conheça, valorize e preserve o patrimônio nacional!

Nenhum comentário:

Postar um comentário