quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Maria Quitéria de Jesus Medeiros foi uma militar, heroína da Guerra de Independência.

Conhecida como a Joana D'Arc brasileira, Maria Quitéria de Jesus Medeiros foi uma militar, heroína da Guerra de Independência.
Maria Quitéria teve uma infância comum, porém após a morte da mãe teve que assumir a tarefa de cuidar dos dois irmãos mais novos. Quando despontou a guerra, os partidários convocavam soldados para a batalha. Maria pediu ao pai permissão, porém não a obteve. Então, pegou roupas do cunhado e contra a vontade do pai alistou-se no Batalhão de Artilharia como "soldado Medeiros" em 1822. Após algumas semanas, foi desmascarada pelo pai, que a encontrou. Porém sua habilidade para o manejo das armas e estratégias militares fizeram com que os oficiais não permitissem que ela partisse.
Depois da Declaração da Independência, as tropas portuguesas seguiram lutando no país. Numa batalha ocorrida na foz do rio Paraguaçu, o grupo de combatentes mulheres liderado por Maria Quitéria teve grande destaque, e quando os portugueses foram derrotados ela foi reconhecida como heroína de guerra, recebendo do Imperador o título de Cavaleiro da Ordem Imperial do Cruzeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário