segunda-feira, 29 de outubro de 2018

29 de outubro de 1959 - Nasce Asterix, o Gaulês.

Os artistas franceses René Goscinny e Albert Uderzo (provavelmente cansados da invasão de heróis de quadrinhos americanos em todo o mundo) criaram um grupo de personagens que representariam a síntese do modo de ser francês, baseando-se nos ancestrais de sua terra, a Gália. Surgiram então as aventuras de Asterix, o Gaulês, em 1959, publicadas inicialmente na revista Pilote. A partir de 1961, foram lançados álbuns contendo aventuras longas com os personagens.
Asterix é um guerreiro baixinho, inteligente e invocado que, junto a seu grande amigo Obelix, um comilão carregador de menires, enfrenta os soldados romanos que invadiram a Gália. A premissa da história é que no ano 50 a.C. toda a Gália foi ocupada por Júlio César. Toda? Não. Uma pequena aldeia resiste, ainda e sempre, aos invasores.
Panoramix, o druida da aldeia, criou uma poção mágica que torna invencível quem a toma, e por isso os guerreiros gauleses são um páreo duro para os pobres legionários romanos que tentam impor sua Pax àquele cantinho da Gália. Todos os guerreiros gauleses precisam tomar a poção de tempos em tempos para adquirir superforça, menos Obelix, em quem os efeitos são permanentes – pois ele caiu dentro do caldeirão de poção quando era bebê.
Em 1989 foi inaugurado um parque temático em Paris, com uma reprodução da aldeia em que viveram Asterix, Obelix e Panoramix, sob o governo do chefe Abracurcix e embalados pelas horríveis canções do bardo Chatotorix.
Muitas das aventuras foram adaptadas para longas de animação, e mais recentemente (a partir de 1999) têm sido lançados filmes com atores interpretando os personagens.
Especula-se que o ator francês Gérard Depardieu tenha nascido destinado desde o berço a interpretar Obelix... embora não se tenha notícia se ele caiu dentro de algum caldeirão na infância.
.....
FONTE: "ENCICLONERDIA - Almanaque de cultura nerd" - Luís Flávio Fernandes e Rosana Rios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário