sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Arqueólogos encontram jogo de tabuleiro medieval na Escócia.

Um tabuleiro medieval de jogos descoberto perto da cidade escocesa de Mintlaw, próxima de Aberdeenshire, pode ajudar a resolver o mistério do Mosteiro de Deer, abandonado durante o início do século 18.

A placa “é um objeto muito raro”, contou o arqueólogo Ali Cameron, encarregado das escavações. “Apenas alguns foram encontrados na Escócia, principalmente em locais monásticos ou religiosos. Essas placas de jogos não são algo a que todos teriam acesso."

De acordo com o portal The Scotsman, monges provavelmente usaram o tabuleiro para jogar Hnefatafl (ou Tafl), um jogo de estratégia nórdico. Na partida, um rei e seus defensores ficam contra 24 peças de ataque. Enquanto os homens do rei tentam conduzi-lo para sua segurança em um dos quatro refúgios, localizados nos cantos do tabuleiro, os taflmen (atacantes) trabalham para impedir a fuga. Para terminar o jogo, o rei deve alcançar o santuário ou ceder e ir para cativeiro.

Pesquisadores usaram datação por carbono para descobrir que o tabuleiro deve ser do período entre os séculos 17 e 18. O carvão encontrado nas ruínas de um edifício próximo foi classificado entre 669 e 777 d.C. A descoberta oferece um indício de que o local da escavação era o Mosteiro de Deer – citado no Livro de Deer, famoso na Escócia, como uma área religiosa e que foi abandonada às pressas. Até o momento, historiadores não sabem a localização exata do monastério.

Bruce Mann, arqueólogo do Aberdeenshire Council, disse à BBC News que o tabuleiro e o carvão representam as primeiras evidências confirmadas de atividade no local da escavação.

Uma pesquisa realizada em junho de 2017 descobriu cerâmicas e fragmentos de carvão dos anos 1.147 a 1.260, quando o monastério ainda era habitado. "Uma datação medieval para a cerâmica feita à mão sugere que o prédio sob as camadas onde ela foi encontrada também pode ser medieval", afirmou o estudioso Cameron.

Contudo, Mark Hall, especialista em jogos medievais do Museu e Galeria de Arte de Perth, no Reino Unido, não concorda. "Essa ideia é uma tentação que permanece apenas até que novas evidências se apresentem para estabelecer uma ligação válida entre o tabuleiro e a data", comentou.

Arqueólogos começaram a procurar pelo monastério perdido em 2008. As escavações são patrocinadas pelo Book of Deer Project, iniciativa local que trabalha para divulgar o texto do Livro de Deer. Segundo o site do projeto, o livro surgiu na Universidade de Cambridge, em 1715. Ele permanece em Cambridge até hoje (a faculdade digitalizou todo o texto), mas o projeto quer levar o texto de volta à Aberdeenshire para uma exposição temporária.

Por enquanto, o tabuleiro é uma pista para a localização do mosteiro. O Book of Deer Project está levantando fundos para novas escavações na esperança de ter uma conclusão definitiva para o mistério.

Fonte: Smithsonian.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário