A revolução Industrial foi um processo de grandes transformações econômicas e sociais que começa na Inglaterra no século XVIII. O modo de produção industrial se espalhou por grande parte do hemisfério norte durante todo o século XIX e início do século XX.
Chamamos de Revolução Industrial o processo que levou a substituição das ferramentas pela máquinas, da energia humana pela energia motriz e do modo de produção doméstico (ou artesanal) pelo sistema fabril. O advento da produção em larga escala mecanizada deu início as transformações dos países da Europa e da América do Norte. Estas nações se transformaram em predominantes industriais e suas populações se concentraram cada vez mais nas cidades.
As causas da Revolução Industrial foi a expansão do comércio internacional dos séculos XVI e XVIII, trouxe um extraordinário aumento da riqueza para a burguesia. Isto permitiu a acumulação de capital capaz de financiar o processo técnico e o alto custo de instalações nas indústrias.
A primeira etapa da Revolução Industrial foi entre 1760 e 1860, e foi limitado, primeiramente a Inglaterra que houve o aparecimento de indústrias de tecidos de algodão com o uso do tear mecânico.
A segunda etapa da Revolução Industrial ocorreu entre os anos de 1860 e 1900 e a terceira etapa da Revolução Industrial, segundo historiadores tem considerado os avanços tecnológicos do século XX e XXI.
Produção textual feita pela aluna Maria Isis G. da Silva do 2° ano B da Escola Estadual de Ensino Médio Senador José Gaudêncio. Serra Branca - PB Ano letivo - 2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário