domingo, 1 de julho de 2018

Khalid Ibn Walid ( 585–642).

Khalid Ibn Walid ( 585–642) foi um companheiro do profeta Muhammad conhecido por suas táticas militares e proezas, comandando as forças de Medina sob comando do profeta e as forças de seus sucessores imediatos do califado de Rashidun, Abu Bakr e Omar ibn Khattab. Foi sob sua liderança militar que a Arábia, pela primeira vez na história, se uniu sob uma única entidade política, o califado. Comandando as forças do estado muçulmano nascente, Khalid venceu em mais de cem batalhas, contra as forças do Império Bizantino, do Império Sassânida e seus aliados, além de outras tribos árabes. Suas conquistas estratégicas incluem a conquista da Arábia durante as Guerras de Ridda, Mesopotâmia Persa e Síria Bizantina em vários anos, de 632 a 636. Ele também é lembrado por suas vitórias vitoriosas em Yamamah, Ullais e Firaz, e seus sucessos táticos em Walaja e Yarmouk.
Khalid ibn al-Walid (Khalid filho de al-Walid) era da tribo coraixita de Meca, de um clã que inicialmente se opunha a pregação do Islã. Ele desempenhou um papel vital na vitória de Meca na Batalha de Uhud contra os muçulmanos. Ele se converteu ao Islã e se juntou ao profeta depois do Tratado de Hudaybiyyah e participou de várias expedições para ele, como a Batalha de Mu'tah, que foi a primeira batalha entre os bizantinos e os muçulmanos. Khalid ibn Walid relatou que a luta foi tão intensa que, enquanto lutava, ele quebrou nove espadas na batalha. Isso lhe valeu o título de "Saif-ullah", que significa "A Espada de Alá". Khalid assumiu depois de Zayd ibn Haritha, então Jafar ibn Abi Talib, então Abdullah ibn Rawahah serem mortos. Após a morte de Muhammad, ele desempenhou um papel fundamental no comando das forças de Medina para Abu Bakr nas guerras Ridda, conquistando a Arábia Central e subjugando tribos árabes. Ele capturou o reino árabe de Al-Hirah dos lacmidas, e derrotou as forças persas sassânidas durante sua conquista do Iraque (a Mesopotâmia). Mais tarde, ele foi transferido para a frente ocidental para capturar a Síria bizantina e o estado bizantino-árabe dos gassanidas.
Embora Omar posteriormente o tenha aliviado do alto comando, ele permaneceu o líder efetivo das forças organizadas contra os bizantinos durante os primeiros estágios das guerras bizantinas-árabes. Sob o seu comando, Damasco foi capturado em 634 e a principal vitória árabe contra as forças bizantinas foi alcançada na Batalha de Yarmouk (636), o que levou à conquista do Bilad al-Sham (Levante). Em 638, ele foi demitido dos serviços militares.
Khalid lutou cerca de 200 batalhas, tanto grandes batalhas e pequenas escaramuças, bem como duelos individuais, durante sua carreira militar. Tendo permanecido invicto, ele é reivindicado por alguns como um dos melhores generais militares da história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário