quinta-feira, 5 de julho de 2018

5 DE JULHO - DIA DO BIQUÍNI .

O nome BIQUINI foi inspirado em uma ilha chamada Bikini. A streeper Micheline Bernardini foi a primeira mulher a desfilar com o traje, na borda de uma piscina pública de Paris, no dia 5 de julho de 1946. 👙 Na década de 50, as grandes divulgadoras do biquíni foram às atrizes de cinema americano e as pin-ups. Em 1956, a francesa Brigitte Bardot eterniza o traje no filme “E Deus Criou a Mulher”, ao usar um modelo xadrez Vichy.
👙 O biquíni só começou a ser usado no Brasil no final da década de 50, por vedetes como Carmem Verônica e Norma Tamar, que juntavam multidões nas areias em frente ao Copacabana Palace, no Rio de Janeiro.
👙 Na década de 60 o biquíni chegou a ser proibido no Brasil, porém Helô Pinheiro apareceu nas areias cariocas com um modelo comportado e sutiã estruturado e inspirou Tom Jobim e Vinicius de Moraes, que criaram a canção Garota de Ipanema. Foi nessa década que o biquíni passou a ser um ícone da moda, graças a Brigitte Bardot e a Úrsula Andress. Foi também nessa década que surgiu o fio Lycra, que possibilitou que os antigos biquínis, antes confeccionados com tecidos pesados, fossem substituídos por outros mais leves e de secagem mais rápida, ganhando ajuste perfeito. O biquíni dessa época era ousado, por deixar o umbigo bem à mostra, com cava maior que a dos anos 50.
👙 Uma das aparições mais famosas nas areias daqui foi da atriz Leila Diniz, que ostentou sua gravidez de oito meses na praia de Ipanema usando um biquíni. A imagem se tornou símbolo da liberação feminina nos anos 70.
👙 A partir da década de 70, o biquíni se tornou parte da história das praias cariocas (verdadeiras passarelas de lançamentos da moda praia para o mundo). Foi nesta época que a modelo brasileira Rose di Primo inventou a tanga.
👙 Na década de 80 foi inventado modelos mais provocantes, como: fio-dental, asa-delta, enroladinho, adesivo, cortininha.
👙 Reduzido ao máximo possível, na década de 90 o biquíni inicia o caminho inverso e começa a crescer: é lançado o sunquini, a parte de baixo parecendo uma pequena “sunga”. Hoje, encontramos modelos chamados de vintage, com calcinhas maiores, laterais largas, faixas sobrepostas, sutiãs maiores e muito mais pano nos modelitos.
🔎 FONTES:
1) "MODA PRAIA DURANTE AS DÉCADAS", por Luh Botacini, no Blog "Coisas da Luluh";
2) "A HISTÓRIA DO NOSSO QUERIDO BIQUÍNI!", por LM no blog Beach Deluxe;
3) "EVOLUÇÃO DO BIQUÍNI", por Michelle Achkar, no Portal Terra
📷 MONTAGEM: 1) Micheline Bernardini; 2) Ursula Andress; 3) Rose di Primo; 4) Helô Pinheiro; 5) Brigitte Bardot.

Nenhum comentário:

Postar um comentário