sexta-feira, 29 de junho de 2018

UM CASAMENTO REAL E UMA FESTA DO POVO: A ORIGEM DA OKTOBERFEST

No dia 12 de outubro de 1810, o príncipe herdeiro da Bavária, Ludwig (futuro Rei Ludwig I), então com 24 anos de idade, casou-se com a bela princesa Therese de Saxe-Hildburghausen, de 18. O Reino da Bavária era um Estado bastante recente, tendo sido criado apenas quatro anos antes, após a celebração da Paz de Pressburg, no auge das guerras napoleônicas. Portanto, era uma monarquia que desejava mostrar sua capacidade e se acercar do povo para prosperar.
Por isso, decidiu-se que a celebração do casamento daquele príncipe herdeiro deveria ser uma comemoração com a participação do povo. Por isso, os ministros do governo decidiram que os cidadãos de Munique seriam convidados para grandes festejos com comidas e bebidas distribuídas ao povo em uma grande planície nomeada Theresienwiese (em homenagem à nova princesa herdeira), nos arredores da cidade.
Também foi decidido que haveria encenações de corridas de cavalos típicas do século XV, conhecidas como Scharlachrennen, “corridas escarlates”, numa pitada do saudosismo romântico que começava a surgir naquela época. O assunto foi tratado como sendo de interesse nacional. A organização foi impecável e rápida, de sorte que, no dia 17 de outubro, 40.000 pessoas estavam bebendo autêntica cerveja da Bavária enquanto comiam assados típicos e assistiam 30 belos cavalos adornados com ornamentos medievais e seus respectivos cavaleiros vestidos em armaduras de época, com as cores do Reino, disputando corrida numa pista de mais de três quilômetros de extensão.
O sucesso foi tão grande que, nos anos seguintes, celebrações seguintes foram organizadas sempre nos meses de outubro, até que a tradição da Oktoberfest foi cimentada na região e, posteriormente, se espalhou pelo mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário