terça-feira, 26 de junho de 2018

Quadro-negro com anotações de aula de 1917, descoberto durante reforma de escola na cidade de Oklahoma, EUA, em junho de 2015.

Em junho de 2015, durante a reforma de três salas de aulas da Emerson High School, na cidade de Oklahoma, EUA, os pedreiros encontram atrás das paredes quadros negros com desenhos, contas e textos de aulas ministradas no ano de 1917. Um século de ensino preservado em giz colorido sobre pedra de ardósia!
São lições de matemática, leitura, história, música, caligrafia, higiene pessoal e religião que mostram o currículo e os métodos de ensino de cem anos atrás.
Alguns dos escritos e desenhos foram feitos por estudantes, enquanto que outros, pelo professor, mas não é claro identificar qual pertence a quem.
Calendários e anotações indicam quando as aulas foram dadas: 30 de novembro e 4 de dezembro de 1917.
Novas descoberta ocorreram durante a reforma do terceiro andar, em janeiro de 2016. Um dos quadros negros traz a data de 10 de dezembro de 1917.
As superfícies de ardósia são muito delicadas para serem removidas das paredes em que estão embutidas, por isso os quadro serão mantidos em seus locais originais com vidros de proteção. Desta forma, os alunos atuais da escola podem viajar no tempo vendo as aulas dos estudantes do passado nas mesmas salas.
Veja as fotos dos quadro negros de 1917.

Nenhum comentário:

Postar um comentário