domingo, 24 de junho de 2018

A Lituânia possui uma extensiva história de paganismo.

A Lituânia possui uma extensiva história de paganismo. De fato, o país foi o último Estado pagão na Europa. Quase 1000 anos depois da conversão oficial do Império Romano ter facilitado a gradual disseminação do Cristianismo, os Lituanos continuaram a realizar seus antigos rituais e adoração aos seus deuses em bosques sagrados. Porém, no século 13, as regiões hoje correspondentes à Estônia e à Latvia foram invadidas e forçadas a se converterem pelos Cruzados, mas os Lituanos conseguiram resistir com sucesso aos ataques. Eventualmente, o Estado acabou desistindo do paganismo por vontade própria: Jogaila - o Grande Duque da Lituânia (1377-1434) e, então, Rei da Polônia (1386-1434) - se converteu ao Catolicismo em 1386 em ordem de se casar com a Rainha da Polônia, Jadwiga. Jogaila - batizado como Wladyslaw - converteu a Lituânia ao Cristianismo em 1387.
O mais interessante é que existem poucas fontes hoje sobre a religião politeísta que existia na Lituânia antes do Catolicismo. Sabemos da existência e grande importância de Perkunas, o deus do trovão, devido à sua extensão documentação no folclore e músicas do país, mas o resto do panteão é ainda uma questão de debate. É provável também a existência da deusa das abelhas, Austéja - referenciada em um livro do século 16 escrito por um historiador Polonês. De fato, os Lituanos eram fascinados com as abelhas e grande parte das suas exportações comerciais englobavam mel e cera de abelha. Muitas palavras da cultura Lituana são derivadas da palavra 'bité' (abelha). Aliás, apesar de existir palavras separadas para indicar a morte de uma pessoa ou a morte de outro animal, as abelhas são as únicas cuja morte recebe o mesmo tratamento verbal que a morte humana.
Na imagem da postagem, temos o santuário Zemaitiu alka, na Lituânia, o qual possui uma das figuras de madeira dedicada à deusa pagã Austéja - apesar da sua real existência na cultura medieval ser incerta. Mas como as abelhas são muito populares no país, essa deusa é bem aceita até hoje e 'Austéja', inclusive, permanece no top 10 dos nomes mais populares para as garotas na Lituânia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário