sexta-feira, 27 de abril de 2018

Kim Jong-un, ditador Norte-coreano durante sua marcante e histórica visita à Coreia do Sul

Em um marcante capítulo histórico na Ásia, o ditador Norte-Coreano Kim Jong-un se tornou o primeiro líder do seu países a colocar os pés na Coreia do Sul desde o "fim" da Guerra da Coreia (1950-1953) - quando um armistício entre os dois países foi assinado, mas com a guerra tecnicamente ainda viva até hoje, situação que tinha piorado nos últimos meses com os testes nucleares e de mísseis de longo alcance da Coreia do Norte.
Realizando vários rituais cheios de simbolismos e pompa, o líder Sul-Coreano Moon Jae-in e o Kim Jong-un apertaram as mãos na fronteira e passaram juntos de mãos dadas de um lado para outro, expressando possíveis primeiros passos para o processo de paz na península.
Após esse esperado momento, e outros eventos menores, os dois líderes fizeram parte de uma cerimônia que consistia em plantar um pinheiro usando solo e água dos dois países, algo que simboliza "paz e prosperidade".
O encontro irá chegar em sua conclusão com os líderes assinando um acordo e entregando um discurso conjunto antes do jantar (este último consistindo de um banquete também bastante simbólico). É esperado que se discutam importantes questões, como a situação do arsenal nuclear Norte-Coreano, o qual sofreu grandes avanços na última década.
Mesmo com todo esse acontecimento, muitos especialistas ainda continuam céticos quanto à intenção de Kim Jong-un, especialmente por ser algo tão inesperado e súbito. De qualquer forma, são também grandes as expectativas quanto ao possível encontro do ditador Norte-Coreano com o presidente Donald Trump, o qual estaria ocorrendo dentro das próximas semanas. #Jean
Referência: www.bbc.com/news/world-asia-43914208

Nenhum comentário:

Postar um comentário