quarta-feira, 4 de abril de 2018

50 anos sem Martin Luther King

A Grande Marcha de Selma
Martin Luther King Jr.,ao centro, realiza uma oração, junto a um grupo de manifestantes negros,antes da marcha pelos direitos civis dos negros. A ação foi registrada no dia 1 de fevereiro de 1965 em Selma, Alabama, depois que 250 negros foram presos sob a acusação de protestar sem permissão.
A cidade de Selma era extremamente racista, e ponto crucial no caminho dos negros para atingir Montgomery, capital do Estado. O governador do Alabama e o prefeito da cidade juraram, juntos, que King e o grupo de negros que o acompanhava jamais passariam marchando pela cidade. Para evitar o evento as forças de segurança agiram com muita violência, causando a morte de várias pessoas. A violenta repressão e a insistência de King e sua cúpula comoveram parte do país: religiosos, ativistas e cidadãos comuns de todo o Estados Unidos partiram para Selma para auxiliar na manifestação.
O episódio é conhecido como "A Grande Marcha de Selma", esse emblemático evento culimou na lei de votos de 1965 que facilitou a expedição de título de eleitor ao cidadão negro americano. (AP Photo / BH)


Nenhum comentário:

Postar um comentário