quarta-feira, 28 de março de 2018

O Império do Sol Nascente: Japão

     O pequeno país asiático, isto é, o Japão das tradições e dos imperadores míticos, enfrenta os poderosos gigantes europeus, principalmente, adotando o mais novo sistema político: o imperialismo. De uma forma admirável e extraordinária, o Japão, sob a visão modernista dos imperialistas, caminha na estrada do desenvolvimento e industrializações chegando na corrida imperialista de igual para igual.
     Sob tal ótica, o país deixa as espadas e cavalos de lado aderindo à verdadeira arma de poder e libertação: o saber. Ou seja, além de investir na educação da população, houve avanços também na economia e reestruturação política das cidades, de modo a transformar a sociedade em um Estado Novo criado na Europa do século do século XIX. Assim, esse ritmo de mudança contínua impulsionou o fim de um sistema arcaico marcado por uma hierarquia de poder político e militar nas mãos de um único líder-xogunato, o qual perdurou ao longo de séculos tendo como destaque as desigualdades sociais.
     Desse modo a nação japonesa agora se torna uma potência mundial, não somente na economia como também nas novas técnicas de informação e conhecimento trazidos de países como por exemplos os Estados Unidos, consolidando na prática um dito popular cultuado entre os mais velhos, "Se não pode vencer os grandes inimigos, junte-se  eles."
     Por fim, é válido destacar o ideário de progresso por trás de tais mudanças na nação asiática, pois, ao mesmo tempo que corrobora para o melhoramento do nível social, mata e escraviza milhares em prol do avanço da humanidade.


Produção Textual feito pelo aluno Antonio Arruda Martins Filho do 3° ano C da Escola Estadual de Ensino Médio Senador José Gaudêncio  -  Serra Branca - PB   15/03/2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário