sexta-feira, 14 de abril de 2017

Início da Colonização.

            No período pré-colonizador e na colonização foram realizadas as primeiras expedições ao Brasil, trazendo então a extração do pau-brasil, tendo consigo o monopólio da coroa e o comércio português, o trabalho e a escravização dos indígenas, a instalação de feitorias e o cultivo da cana-de-açúcar.
            As três principais expedições marítimas, ocorridas a partir de 1501, giravam-se em torno da exploração, e da detenção dos contrabandos do pau-brasil, sendo a primeira riqueza explorada pelos portugueses em terras brasileiras. Porém, com a declaração do monopólio da coroa ninguém poderia retirar a árvore das matas sem permissão do goverrno, apenas os índios faziam todo o trabalho da extração, por meio do escambo, ou seja otrabalho dos índio em troca de objetos necessitados.
           Com o comércio de Portugal com o Oriente estava em declínio, e a concorrência de outros países estavam contribuíndo para o baixo lucro dos portugueses, eles decidiram que iriam de fato executar a colonização do Brasil, vista como possibilidade da realização de bons negócios. Em 1530, Martin Afonso de Sousa comandou as primeiras expedições, cujos objetivos, eram de dar início a ocupação da terra, combater os corsários estrangeiros, dentre outros. Apesar de tudo, ainda foi necessário o apoio do governo paara a solução de implantar a produção açucareira.
           Diante dos fatos apresentados, a real vontade dos portugueses, tanto no período pré-colonizador como na colonização, eram de ocupar a terra encontrada por acaso, cheia de riquezas(dentre elas o pau-brasil ou ibirapitanga como era chamado pelos indígenas, e a cana de açúcar.) para que pudessem colocar em prática a extração das plantas e produtos que gerassem grandes e ótimos negócios.

Produção textual desenvolvida pela aluna Eutália Maria Veloso Antonino do 2° ano A da Escola Estadual de Ensino Médio Senador José Gaudêncio - Serra Branca - PB.

Um comentário:

  1. Está de parabéns pela produção de um texto ótimo, belíssimo. A história do Brasil colonial e todos os seus momentos de maior relevância faz- se de fundamental importância, pois, ao mesmo tempo em que informa os nossos colegas, lembra aos sem-memória de forma clara o que não pode ser esquecido. Diante disso, como disse o importante filósofo Edmund Burke, "Um povo que não conhece a sua história está condenado a repeti-la".

    ResponderExcluir