quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Os Entrudos - Carnaval do século XVII ao século XIX

Os Entrudos - Carnaval do século XVII ao século XIX

I - Entrudos


Na era cristã, a explicação etimológica para o termo «Carnaval» aponta para a palavra carnisvalerium (carnis de carne, valerium, de adeus), o que designaria o «adeus à carne» ou à «suspensão do seu consumo», em função da quadra seguinte: a Quaresma, em que a carne é abolida da alimentação na religião cristã.


A própria designação «Entrudo» – ainda muito utilizada entre nós, principalmente no meio rural –, do latim introitus (intróito), apresenta igual significado: o de introduzir, dar entrada, começo ou anunciar a aproximação da quadra quaresmal. Em Portugal, uma das primeiras referências ao Entrudo, encontra-se num documento datado de 1252, no reinado de D. Afonso III, embora não propriamente relacionado com as festividades carnavalescas, mas com o calendário religioso.
Na época de D. Sebastião, são várias as menções que salientam as brincadeiras do Entrudo, entre elas a do «lançamento de farelos», que nem sempre acabavam bem.«Entrudos» (ou «entruidos») é também o nome atribuído em diversos lugares aos próprios mascarados, consoante as regiões de Portugal.
In “Festas e Tradições Portuguesas”, Vol.II Ed. Círculo de leitores
O costume de se brincar no período do carnaval foi introduzido no Brasil pelos portugueses, provavelmente no século XVII, com o nome de 'Entrudo. O registro mais antigo é de 1600.  
A brincadeira do entrudo, típica da região de Açores e Cabo Verde, consistia em um jogo em que as pessoas sujavam umas às outras com tintas, farinha, ovos e também atiravam água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário