quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Governo Democrático de Getúlio Vargas.

                                Getúlio Vargas concorreu com o candidato da UDN  o brigadeiro Eduardo Gomes e ganhou com aproximadamente 49% dos votos. Assim que entrou ele tentou apagar sua imagem de ditador que tinha conseguido no Estado Novo e fazia uma imagem de populista. As bases de seu governo tem como característica o nacionalismo e a política trabalista. No nacionalismo ele queria fechar os portos para a exploração estrangeira. Optava por fechar os portos e desenvolver a independência do Brasil. No entanto, houve uma oposição, de um lado, os nacionalistas que apoiava o governo, de outro, os representantes estrangeiros denominados entreguistas, pois defediam que outros países explorassem as riquezas naturais do país. Esse período se dividiu em duas propostas: campanhas do petróleo e a taxa de lucros extraordinários. Esse primeiro queria que o monopólio do petróleo fosse explorado por empresas estatais brasileiras e não internacionais. A oposição não gostou da ideia, pois o lucro era menor, todavia os nacionalistas conseguiram vitória e implantaram em 1954, a Petrobras. Após isso, queriam instalar uma norma que dava somente 8% de lucro as empresas estatais pela distribuição internacional do petróleo, mas essa possível lei não foi vingada. Vargas também teve influência na política trabalhista, visto que, além dos direitos políticos os operários, segundo ele, deveria participar do progresso de seus produtos. Por isso, aumentou em até 100% o salário mínimo.
                            A oposição não gostou desse nacionalismo porque favorecia o Brasil e a população, mas não as empresas estrangeiras. O atentado a oposição de Vargas foi o ponto inicial de uma série de revoltas e acusações contra Vargas, mesmo que não houvesse provas. A pressão que colocam para que ele renunciasse foi tremenda, contudo, ele não renunciava, mesmo sem força para reagir. Entretanto, no mesmo ano de 1954, ele escreveu sua carta testemunho e se suicidou dando um tiro no peito. A comoção pela morte de Getúlio foi imensa, trazendo muitas pessoas às ruas. E assim morria o homem que teve grande destaque na história do Brasil sendo caracterizado por populista, autoritário, nacionalista, pai dos pobres, entre outros.


Produção textual feita pela aluna Juliana Marcelino Silva do 3° ano A da Escola Estadual de Ensino Médio Senador José Gaudêncio. 09/11/2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário