sábado, 15 de outubro de 2016

Terra: Fonte de Riqueza e de Poder.

                        A terra é fonte de riqueza e de trabalho. Dela se extraem minérios que pelo trabalho humano se transforma em objetos de ferros, aço, bronze, alumínio, ouro e outros metais.É na terra que homens e mulheres, por meio da agricultura, cultivam produtos que alimentam bilhões de pessoas em todo o mundo.
                         Mas a terra é também uma fonte de poder. Em diversas épocas, aqueles que tinham a propriedade da terra tinha também o poder político. Ainda hoje, ter uma grande quantidade de terra significa ter riqueza e poder.
                        Mas essa não era a realidade das terras que compunha o atual Brasil antes de 1500. Na época em que os portugueses aqui chegaram, a terra era de todos os indígenas. Ninguém era dono dela em particular. Não havia propriedade privada. O governo de Portugal tomou essas terras para si e passou a distribuí-las a colonos. Foram distribuídas grandes propriedades de terras a poucas pessoas, Essas propriedades eram chamadas de sesmarias.
                       Desde então, a maior parte das terras no Brasil está concentrada nas mãos de um pequeno grupo de grande proprietários. Além de ricas, essas pessoas têm muita influência e poder político.
                        Ao longo dos últimos tempos, com o uso de tecnologia sofisticada, a mão de obra nas grandes propriedades vem diminuindo, com muitas dispensas de trabalhadores. Ao mesmo tempo estamos assistindo a um aumento no ritmo da degradação do meio ambiente. O mau uso da terra coloca em risco a sobrevivência de várias espécies, incluíndo a espécie humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário