segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Os caifazes.

                        Entre as diversas sociedades abolicionistas surgidas nessa época havia aquelas que organizavam fugas e arranjavam esconderijos para os escravos. Uma das mais atuantes foi a Ordem dos Caifazes, fundada em São Paulo por Antônio Bento de Sousa e Castro.
                         Essa organização foi responsável pela fuga de mais de 10 mil cativos, muitos dos quais se refugiaram no quilombo do Jabaquara, próximo da cidade de Santos. Os membros da ordem que ajudavam os escravos a fugir eram conhecidos com caifazes.
                        Esse nome foi retirado da Bíblia. Caifás viveu nos primeiros tempos da Era Cristã. Era um sumo sacerdote judeu na região da Palestina, dominada pelos romanos. De acordo com a Bíblia, Caifás presidiu os dois julgamento que condenaram Jesus à morte.
                        Ao dar o nome de Caifás à organização abolicionista, seus integrantes entendiam que, por meio das fugas, eles podiam impedir os cativos de terem destino semelhante ao de Jesus Cristo. Algo que Caifás poderia ter feito, caso tivesse considerado Cristo inocente das acusações que pesavam sobre ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário