segunda-feira, 24 de outubro de 2016

O Fim do Império Bizantino.

                          Enquanto na Europa ocidental as sociedades se organizavam em torno das Monarquias Nacionais, o Império Bizantino vivia um longo período de crise. Também conhecido como Império Romano do Oriente, ele havia sido resultado da divisão do território do antigo Império Romano.
                          Em 1204, sua capital, Constantinopla, foi invadida e arrasada por uma das Cruzadas enviadas a Jerusalém para conquistar a Terra Santa. A cidade esteve em poder dos cruzados até 1261, quando foi devolvida aos bizantinos.
                           A queda de Constantinopla nas mãos dos cruzados enfraqueceu seriamente o Império Bizantino. O golpe final ocorreu em 1453, ano em que Constantinopla foi ocupada pelos turcos otomanos, seguidores do islamismo.
                           Esse episódio não só marcou o fim do Império Bizantino como teve também consequências para a economia da Europa ocidental. Boa parte das especiarias e de outros produtos que vinham do Oriente e chegava à Europa por rotas comerciais passavam por Constantinopla, agora controlada pelos turcos otomanos. Com a conquista da cidade, estes passaram a cobrar taxas muito altas para que as  caravanas de mercadores atravessassem seu território.

Nenhum comentário:

Postar um comentário