segunda-feira, 17 de outubro de 2016

A Comuna de Paris.

                                  Entre 1870 e 1871, época em que o governo brasileiro discutia a elaboração da Lei do Ventre Livre, a França e a Prússia ( uma das regiões da atual Alemanha) travaram uma guerra que terminou com a derrota francesa.
                                  A derrota agitou os trabalhadores de Paris, onde foi proclamada a República. O novo governo controlado pela burguesia, tentou desarmar a Guarda Nacional, uma força armada que apoiava os trabalhadores. Em resposta, a Guarda Nacional atacou o Hotel de Ville, onde funcionava a sede do governo.
                                   Os membros do governo fugiram para Versalhes e os trabalhadores assumiram o controle da capital. Em março de 1871, formou-se um governo de representantes dos operários e foi decretada a criação da Comuna de Paris.
                                    A Comuna era formada em sua maioria por líderes socialistas. Coerentes com seus ideais de igualdade e de justiça social, eles decretaram uma série de medidas, como a igualdade civil entre mulheres e homens, o fim do trabalho noturno nas padarias, a redução da jornada de trabalho, entre outras.
                                     Apesar dessas medidas, a Comuna não obteve o apoio da maioria da população francesa, composta principalmente de camponeses. Em maio, tropas do governo republicano de Versalhes ocuparam a capital revolucionária. Segui-se uma repressão na qual foram executados 20 mil revolucionários. Era o fim da Comuna de Paris, considerada pelos historiadores como a primeira experiência de governo operário da história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário