terça-feira, 17 de maio de 2016

Fascismo






  Após o fim da Primeira Guerra Mundial a Itália teve que ldiar com  um saldo horrível de mais de 700 mil mortos, 500 mil feridos e uma divida enorme com os bancos dos EUA e da inglaterra. Além disso, havia a miséria, a inflação e o desemprego, o que gerava conflitos sociais.
  Nesse clima de insatisffação houve a ascensão de Benito Mussolini, um dos fundadores do ofacismo, era integrante do Partido Socialista Italiano, mas foi expulso por conta de suas ideias antipacifistas durantes a Primeira Guerra. Depois disso, ele criou algumas forças de combate, e logo após o partido facista italiano.
  O facismo era um movimento de cunho nacionalista contra o liberalismo e o socialismo. Se o liberalismo significa individuo, o facismo significa Estado. Era antiprletário oque garantiu o apoio da classe média e da burguesia.
  Mussolini disse inicialmente, que seu objetivo era melhorar a situação econômkica do país e assim garantiu o apoio das camadas mais pobres. Em 1922 assumiu o poder na Itália. O governo de mussolini pode ser dividio em duas fases 1°fase: a criação de milicias facistas, repressão a partidos políticos de opniões contrárias nacionalismo extremo. 2°fase implantação da ditadura fascista.
  O fascismo tentava influenciar principalmente os estudantes por meio da militarização na educação. Integrantes do partido faziam grandes encontros para jovens para incitar a obediência, se não haveria consequências. A situação econômica melhorou bastante, mas reflexos da crise de 1929 nos EUA, também a Itália. Durante o governo facista, o povo foi orpimido e silenciado.

Produção textual feita pela aluna Ana Letícia Barros Gaião 3°C da Escola Municipal Senador José Gaudêncio

Nenhum comentário:

Postar um comentário