quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Produção textual feito pela aluna da Escola Estadual Senador José Gaudêncio: Vívian Louíse de Sousa Queiroz 2° A



                                                             Revolução Francesa

            Liberdade, Igualdade e Fraternidade eram os princípios da Revolução Francesa foi  o movimento político que se desenvolveu entre 1789 e 1799 causou grandes transformações políticas e sociais na França.
            No fim de um longo processo, a estrutura do antigo regime foi destruída, e os privilégios da nobreza por nascimento, extintos. O lugar do nobre foi ocupado, pela burguesia, que adquiriu privilégios por meio do poder econômico. A revolução é vista por muitos historiadores como marco do fim da idade Moderna e do início da idade Contemporânea.
            Em 1789 a França tinha sua população dividida em três ordens ou estados: o clero, a nobreza e o restante da população, incluindo a burguesia, essas ordens dividia-se internamente em grupos, muitas vezes rivais entre si.
            Inconformados com a manutenção dos privilégios do clero e da nobreza em meio a crise geral da sociedade francesa, os diversos setores do terceiro estado passaram  a reivindicar e igualdade de todos perante a lei.
Em setembro de 1791, foi concluída a primeira constituição da França, elaborada pelos membros da Assembleia Nacional Constituinte. Assim a França tornou-se uma monarquia constitucional, na qual o rei perdia os poderes absolutos do Antigo Regime. Assim a França tornou-se uma monarquia constitucional, na qual o rei perdia os poderes absolutos do Antigo Regime.  


Um comentário: