sexta-feira, 8 de maio de 2015

Produção textual feita pelo aluno; Marcelo Rodrigues 2º B da Escola Estadual de Ensino Médio Inovador Senador José Gaudêncio.



                                            Inicio da Colonização

            A vinda dos portugueses ao Brasil se deu devido a vários fatores, um deles foi o declínio econômico das ilhas europeias, o outro foi o declínio econômico das ilhas  europeias, o outro foi para a exploração do pau-Brasil usado para fazer tinturas de roupas porém devido aos franceses e espanhóis o rei de Portugal se viu obrigado a organizar expedições pra a proteção do litoral, sem sucesso teve a ideia de colonizar o Brasil e enriquecer seu monopólio para evitar a exploração ilegal do pau-Brasil e especiarias da região. A exploração do pau-brasil era feita por meio dos índios com a oferta de escambo que era a troca de mão- de- obra por objetos como espelhos e pentes. A exploração do pau-brasil também foi feito por meio de feitorias, que eram lugares onde se guardavam e protegiam o pau brasil. Porem por causa das feitorias não se constitui um núcleo no brasil, além das expedições para nomear rios e lagos e explorar os metais da região logo após o brasil ser colonizado se iniciou a exploração da cana- de- açúcar por meio de trabalho escravo exercido pelos índios nos engenhos.


44 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Marcelo. Muito bem escrito. 👏👏👏

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Uma dica para sua melhoria na produção textual marcelo, procure não deixar ele repetitivo, e colocar parágrafos já pra você aderir a redação estilo enem. mais está de Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. parabéns Marcelo, ficou bem produzido dentro do seu entendimento!

    ResponderExcluir
  7. ótima produção textual, muito coerente sobre esse periodo de colonização, parabéns.

    ResponderExcluir