segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

AQUI NASCEU O BRASIL COM PINZON EM 26 DE JANEIRO DE 1500. Por João Savio.

A história do descobrimento do Brasil pelos espanhóis no Cabo de Santo Agostinho, se retrata numa verdade incontestável, por ser a afirmação unânime de vários historiadores e pesquisadores no assunto, à despeito de Júlio izquierdo Labrado, Flávio Guerra, Capistrano de Abreu, Luiz Lacerda, Hilton Sette, Pereira da Costa, Israel Felipe e tantos outros.
Basta dizer que a Encyclopedia Britannica, Mirador e a Barsa afirmam categoricamente este fato citando o Cabo de Santo Agostinho como a primeira terra que Pinzon pisou. Sem contar que no "Archivo General de Indias" em Servilha na Espanha, existem documentos assinados pelo próprio Vicente Yáñez Pinzón, dando conta da vinda dele aqui no Cabo de Santo Agostinho-PE em 26 de janeiro de 1500.
É inconcebível que pessoas, por problemas exclusivamente de ordem política, soneguem essa história tão linda para Pernambuco, a qual nos coloca potencialmente na vanguarda da historicidade brasileira, deixando-se de explorar esse lindo fato histórico em benefício da nossa própria gente.
Como prova de amor ao Cabo de Santo Agostinho, está na hora das instituições sérias e do poder público abraçarem de fato, essa causa que não é de ninguém, pois a história não tem dono, mas que portanto, poderá trazer grandes benefícios à nossa cidade como por exemplo uma explosão no turismo.
Então é o momento de darmos as mãos, todos juntos, em defesa da história e a favor do povo e da nossa cidade do Cabo de Santo Agostinho!
João Sávio Sampaio Saraiva é médico, escritor e membro fundador da Academia Cabense de Letras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário