sábado, 12 de outubro de 2019

12 de outubro de 1492 - Colombo aporta na Ilha de Guanaani, que foi batizada de San Salvador, na América Central.

Em agosto de 1492, a Niña, a Pinta e a Santa Maria partiram [da Espanha] com Colombo no comando. Primeiro ele navegou para o sul, para as ilhas Canárias, na costa da África. Os ventos naquela parte do mundo tornavam mais fácil navegar para o oeste.
À noite, os marinheiros dormiam de roupa onde quer que pudessem encontrar um lugar no convés. Quando amanhecia, um garoto cantava uma prece:
“Bendita seja a luz / e a Santa Veracruz”.
Assim que o sol se levantava, o orvalho no convés secava, e os homens começavam suas tarefas. Peixes-voadores pulavam pelas águas e até “tombavam no convés”. Em mares calmos, os marinheiros nadavam ao lado do navio.
Mas tais prazeres não eram capazes de eliminar preocupações mais profundas. Onde era o fim desse vasto oceano?
À noite, ainda se viam, contra uma lua quase cheia, as silhuetas dos pássaros terrestres migrando. Finalmente, por volta das duas horas da manhã, em 12 de outubro, o vigia na Pinta gritou:
“Tierra! Tierra!”–Terra! Terra!
Quando o sol nasceu, as areias brancas de uma ilha assomaram. Mas onde é que eles estavam? Na costa de Catai? Colombo tinha a cabeça cheia de perguntas enquanto um dos barcos do navio o levava até a praia. Marco Polo havia falado de uma ilha próspera chamada Cipangu (nós a chamamos Japão).
Esse pequeno pedaço de terra certamente não poderia ser tal ilha. Mas Cipangu estaria perto? Ou esta seria alguma terra que nenhum europeu havia visitado antes?
°°°°°
"Colombo não foi o primeiro europeu a encontrar a América do Norte. Cinco séculos antes, por volta de 1000 d.C., Leif Erikson liderou um bando de homens e mulheres nórdicos à extremidade norte do que é hoje a Terra Nova, no Canadá. Dali, esses vikings exploraram uma região que batizaram de Vinlândia. Mas os assentamentos nórdicos desapareceram, e os europeus se esqueceram deles."
Fonte: "Uma breve história dos Estados Unidos" - por James West Davidson.
°°°°°
Na Espanha e em Portugual, os templários resistiram aos seus perseguidores e encontraram refúgio em outras ordens. A ordem foi purificada por uma investigação e simplesmente modificou seu nome, com os templários se tornando Cavaleiros de Cristo.
Com esse título eles funcionaram bem em pleno século XVI, dedicando-se à atividade marítima. Vasco da Gama era um Cavaleiro de Cristo, e o Infante Henrique, o Navegador, era grão-mestre da ordem. Navios dos Cavaleiros de Cristo navegavam sob a familiar cruz vermelha.
E foi sob esta mesma cruz que as três caravelas de Cristóvão Colombo cruzaram o Atlântico em direção ao Novo Mundo. O próprio Colombo era casado com a filha de um ex-Cavaleiro de Cristo, tendo tido acesso aos mapas e diários de seu sogro.
°°°°°
Fonte: "O Santo Graal e a Linhagem Sagrada" - por Michael Baigent, Richard Leigh e Henry Lincoln.
ARTE: "Primeiro desembarque de Cristóvão Colombo na América" - por Dioscoro Teofilo Puebla Tolin

Nenhum comentário:

Postar um comentário