terça-feira, 1 de janeiro de 2019

A primeira mulher maçom.

Essa é a Honorável Elizabeth Aldworth (1693-1773), nascida Elizabeth St. Leger, conhecida em sua época como a "Senhora Maçom", foi a primeira mulher a ser iniciada na Maçonaria Regular. Era filha de Arthur St. Leger, visconde de Doneraile, do Condado de Cork, na Irlanda. Em 1713, Elizabeth casou-se com Richard Aldworth, Esquire.
A data de sua iniciação à maçonaria é incerta mas, segundo algumas indicações, teria sido antes da morte de seu pai, em 1727.
Segundo a tradição acerca da iniciação de Elizabeth, ela teria dormido enquanto lia na biblioteca de sua casa. Na sala contígua, acontecia uma reunião da loja maçônica da qual participava também seu pai. Ao acordar com o rumor das vozes, ela teria espiado o que se passava na sala adjacente, depois de afastar um tijolo solto na parede. Acabou por ser descoberta pelo mordomo da casa, que também era o Tyler (guarda externo da loja maçônica). A situação foi discutida pela loja. Ficou decidido, então, que ela deveria ser iniciada à Maçonaria, tornando-se assim a primeira mulher maçom da História. Elizabeth Aldworth nasceu e morreu na Irlanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário