segunda-feira, 26 de novembro de 2018

OS HICSOS NO EGITO

Por volta de 1800 a.C., iniciou-se uma onda migratória para o Egito, oriunda da Ásia Ocidental; as regiões do Oriente passavam por um período de seca e fome. Os povos nômades asiáticos não eram pessoas bem-vindas ao Egito, pois os egípcios desprezavam os asiáticos até então, referiam-se a estes como "vagabundos das areias". Todos os povos oriundos da Ásia eram instalados na região do Delta do Nilo, para evitar o acesso dos estrangeiros à parte mais civilizada e rica do país, e também evitar a miscigenação com a população natural.
São conhecidos pelo nome de hicsos um grupo misto semita-asiático que se estabeleceu no norte do Egito durante o século XVIII a.C. Por volta de 1630 a.C., tomaram o poder, e seus reis governaram o Egito como a décima quinta dinastia (c.1630-1521 a.C.). Exerceram uma grande influência na história egípcia, mas acabaram sendo expulsos pelo último governante da décima sétima dinastia e pelo primeiro governante do Novo Reino.
#Avaris foi uma cidade fortificada construída pelos invasores hicsos sobre as ruínas de uma cidade do Médio Império para servir-lhes de capital. Foi destruída quando os hicsos foram derrotados, na XVII dinastia, por Kamósis.
Os hicsos assim como os filisteus seriam povos asiáticos de origem europeia, que por sua vez teriam origem no eixo Ásia Central-Mar Negro, só que ao invés de aportarem na atual Palestina como fizeram os filisteus, estes teriam aportado bem nos limites entre a península do Sinai e a Cirenaica Líbia, tendo então fugido da escassez do deserto para adentrar no Baixo Egito se aproveitando da expansão civilizacional egípcia para o Centro e Sul (Alto Egito).
.
#As Principais razões que atraíram os Hicsos foram:
1- Escassez de alimentos na Ásia Ocidental, enquanto no Egito abundavam alimentos;
2- A desordem resultante da presença de estrangeiros e a falta de coesão;
3- O atraso técnico e militar do Egito em comparação com alguns povos asiáticos; os exércitos egípcios eram formados essencialmente pela infantaria a pé. Como não dispunham de cavalos e não usavam carros de combate puxados a cavalo (pois, a roda não era "muito útil" no deserto), seriam uma presa fácil para qualquer exército que tivesse cavalaria.
#Consequências para o Egito
O período da ocupação Hicsa trouxe algumas vantagens para o Egito:
1- Popularizaram o uso do bronze até então raramente empregado no país;
2- Substituíram a liga de bronze importada, pela de cobre-arsênico;
3- Introduziram a roda de oleiro aperfeiçoada
4- O tear vertical;
5- O boi indiano (Zebu), mais resistente que o boi egípcio;
5- Novas culturas de hortaliças e frutas até então desconhecidas no Egito;
6- Uso de cavalos e carros de guerra;
7- A roda mais leve de arcos compostos;
8- Novas formas de cimitarras (espada de lâmina curva mais larga na extremidade livre, com gume no lado convexo);
9- Novas armas e táticas militares;
10- Forma de dançar modificada em relação aos períodos anteriores.
#Outras contribuições dos Hicsos:
1- Abalo ao complexo de superioridade dos egípcios;
2- Com a insegurança provocada, os egípcios voltam-se mais à religião, solicitando às divindades que não houvessem mais ameaças de fora, no caso os próprios Hicsos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário