A chamada civilização maia desenvolveu-se entre os séculos III e X , no atual território do México e em algumas regiões da América central. Os maias estavam organizados em cidades estados independentes, entre as quais se destacam Palenque, Tikal e Copan.
A civilização maia e os outros povos da região começaram a declinar entre os séculos VII e X. Não se sabe os motivos que levaram à desintegração da organização política dessas sociedades e o porquê de muitas das suas cidades terem sidas abandonadas.
Os maias possuíam conhecimentos matemáticos e astronômicos desenvolvidos, conheciam os eclipses solar e o movimento dos planetas. Esse conhecimento matemático também era utilizados nas cobranças de tributos e na construções de templos.
A cultura maia não desapareceu com sua desorganização política. Até os dias de hoje ela sobrevive em alguns países da América. Segundo o grupo internacional de trabalho sobre os assuntos indígenas.
Os principais registros dessa civilização maia estão na pintura, arquitetura, escultura e nos diversos textos hieroglíficos, deixados em estelas, códices, cerâmica e que ainda não foram totalmente decifrados pelos pesquisadores.
Produção Textual feito pelo aluno Luis Augusto da Silva Maciel do 2° ano B da Escola Estadual de Ensino Médio Senador José Gaudêncio - Serra Branca - PB 05/03/2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário