A civilização Maia desenvolveu-se entre os séculos III e X no atual território do México (especialmente na Península de Yucatán) e em algumas regiões da América Central. Os maias estavam organizados em cidades-Estados independentes entre as quais se destacam Palenque, Tikal, Chichém-Itzá e Copán. Os principais registros dessa civilização estão na arquitetura, na pintura, na escultura e nos diversos textos hieroglíficos deixados em estelas, códices, cerâmicas etc., que ainda não foram totalmente decifrados.
Os maias também possuíam conhecimento matemático e astronômico desenvolvido. Eles conheciam os eclipses solares e o movimento dos planetas. Seus cálculos incluíam a noção do zero que permitiam elaborar calendários complexos que previam s estações do ano e permitia a organização das atividades. O conhecimento matemático também era utilizado na cobrança de tributos.
A civilização maia e outros impérios da região começaram a declinar entre os séculos VII e X. Não se sabe exatamente os motivos que levaram desintegração da organização política dessas sociedades e o porquê de muitas das suas cidades terem sido abandonadas.
Os maias não desapareceram com sua desorganização política, até hoje ela sobrevive em alguns países da América Latina. Atualmente 60% da população d Guatemala é indígena.
Produção Textual feita pela aluna Gabrielle Macêna de Sousa Andrade do 2° ano B da Escola Estadual de Ensino Médio Senador José Gaudêncio. Serra Branca 05/03/2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário