sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Conheçam a fascinante história da Princesa Yennenga..

Yennenga, também conhecida como Yennenga Svelte , foi uma princesa africana, considerada a mãe do povo Mossi de Burkina Faso. Ela foi uma extraordinária guerreira cujo filho Ouedraogo fundou o Reino Mossi.
Yennenga era filha de Nedega, um rei do início do século 12 do Reino Dagomba hoje Gana (ao norte), o rei Nedega não havia tido herdeiros homens, tinha apenas uma única filha nascida com o nome de Poko, Poko foi criada entre os guerreiros de seu pai o Rei, que a treinou para torna-se uma grande guerreira, tudo o que um pai ensinaria a um filho homem Poko aprendeu com o grande Rei Nedega. O rei achou por bem fazer com que sua filha adotasse um nome de guerra, e assim, passaram a chamá-la de YENNENGA. Fala-se de sua beleza incomparável e do amor que seu povo tinha por ela, a partir de 14 anos de idade, lutou na batalha por seu pai contra os vizinhos Malinkés. Hábil com dardos, lanças e arco e flexa, ela era uma excelente amazona e comandava seu próprio batalhão de soldados guereiros. Yennenga era uma lutadora tão importante que quando ela alcançou a idade de finalmente casar-se, a mesma se recusou a escolher um marido para ela, o que causou enorme constrangimento ao Pai Nedenga e a sua mãe a Rainha Napoko. Yennenga para explicar o motivo de sua decisão ao pai plantou um campo de trigo. Quando a safra cresceu, ela deixou apodrecer, com isso Yennenga quis dizer ao Rei que era assim que ela se sentia com relação ao casamento, apodrecida, ela não havia nascido para casar, o Rei, não comovido com o gesto da filha a manteve presa e decidiu procurar alguém disposto a casar-se com ela.
Porém, um dos cavaleiros do rei ajudou Yennenga a escapar, vestida como um homem, fugiu em seu garanhão. Durante a fuga, foi atacada por Malinkés, seu parceiro foi morto e Yennenga foi deixada sozinha. Sempre ao norte, ela continuou andando. Muito cansada em uma certa noite ao atravessar um rio, o cavalo de Yennenga disparou em direção a uma floresta, lá ela conheceu um caçador de elefantes solitário chamado Riale, Riale logo notou o disfarce de Yennenga, e inevitavelmente se apaixonaram. Yennenga e Riale tiveram um filho que chamou-se Ouedraogo, que significa "garanhão" e agora é um nome comum em Burkina Faso. Ouedraogo fundou o Reino Mossi.
Yennenga é considerada pelos Mossi a mãe de seu império e muitas estátuas dela podem ser encontradas na capital de Burkina Faso, Ouagadougou. Uma estátua de um cavalo de ouro, o chamado Etalon de Yennenga, foi o troféu do prêmio da bienal do Festival Pan-Africano de Filme e Televisão de Ouagadougou. A seleção nacional de futebol tem o apelido de "Les Étalons" ("os garanhões") em referência ao garanhão de Yennenga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário