sábado, 1 de abril de 2017

A Revolução Russa

                   O império russo caracterizou-se devido a sua extensão territorial e pela sua grandiosa população com 175 milhões de indivídos de culturas distintas, e também por o país ainda adotar o czarismo, que era uma monarquia absolutista comandada pelo czar Alexandre, no século XX.
                    A Rússia era uma nação arrasada, e os mais privilegiados eram os latinfundiários, que eram proprietários de terras, enquanto a riqueza e o conforto circulava nas elites, e os pobres sofriam no trabalho, eram explorados, viviam sobe condições precárias, baixos salários e isso se tornou pior após o governo do novo czar Nicolau II. Devido as essas condições trabalhistas, nasce o Partido Social-Democrata, que foi criado pelos trabalhadores, todos com ideias revolucionárias para acabar com o regime czarista, que foi dividido entre duas faccões: Mencheviques que eramproletários que predentiam conquistar o poder amigavelmente, e os Bolcheviques que eram os que ameaçavam acabar de vez com o regime e conquistar a liderança, eram liderados por Lênin.
                     No ano de 1905, os russos guerrearamcom os japonesee e foram derrotados. Então, ainda neste ano, houveram mais conflitos como: O Domingo Sangrento, que foi uma manifestação no palácio de Nicolau II, mas acabou em muitos mortos, executados pela guarda czarista, e também ocorreu a Revolta do Encouraçado Potemkim, que foi um navio cujo seus tripulantes rebelaram-se contra seu comandante devido aos maus tratos e péssimas condições de trabalho.
                      Mediante aos acontecimentos, Nicolau II prometeu que faria melhoras para a classe operária, porém, as desfez por causa da guerra com os japoneses. Mesmo a Rússia estando em crise, ela resolveu apoiar a Sérvia durante a I Guerra Mundial e investiu tanto no conflito que entrou em colapso e precisou sair, o país ficou devastado.
                      Em 15 de março de 1917, os socialistas tomaramo poder de Nicolau II, e Lênin passou a assumir o poder e entrar em conflito com os antigos monárquicos, causando a Guerra Civil. Antes disso o líder socialista havia tomado medidas para o governo, como a estatização da economia, a paz imediata entre outras.
                      Após a guerra civil, a Rússia ficou arrasada, em crise total para reverter a situação os socialistas adotaram a Nova Política Econômica (NEP), para recontruir o país e melhorar as condições de vida do povo.
                      Com o socialismo cada vez mais fortalecido implantou-se em 1922 a União Soviética, envolvendo a Rússia, Ucrânia Usbequistão entre outras. Seu principal objetivoera controlar a economia do país, o militarismo para definir a política internacional.O bloco foi liderado por Josef Stalin, que concentrou muito poder em suas maõs e truxe benefícios como o desenvolvimento de escolas públicas, na agricultura entre outras áreas. Porém, o ditador Stalin possuía um lado pervesso e crio as "as depurações stalinistas, que cujo intuito era exterminar as oposições e com isso morreram milhares de artistas, militares e uma boa parte da população.

Produção Textual feita pela aluna Rita de Cássia Cavalcante de Brito  do 3° ano C da Escola Estadual de Ensino Médio Senador José Gaudêncio - Serra Branca - PB  30/03/2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário