Depois do retorno da expedição de Vasco da Gama, o rei D. Manuel decidiu enviar às Índias uma poderosa esquadra, a fim de estabelecer relações comerciais com o Oriente.
Essa esquadra partiu de Lisboa no dia 9 de março de 1500, tendo como destino principal a cidade de Calicute. Era composta de 13 navios e conduzia uma tripulação de aproximadamente 1500 pessoas, entre elas navegadores, padres, soldados, intépretes e comerciantes. O comando da esquadra foi entregue a Pedro Álvares Cabral, nobre português sem grande experiência marítima.
No decorrer da viagem, a esquadra de Cabral afastou-se da costa africana, dirigindo-se mais para oeste, até atingir as terras que hoje correspondem ao Brasil, mais especificamente ao sul da Bahia. As razões desse afastamento, se propositado ou acidental são discutidos até hoje entre os historiadores.
A primeira aproximação ocorreu no dia 22 de abril, quando os portugueses avistaram um monte, que recebeu o nome de monte Pascoal (por ser a semana da Páscoa). A terra foi batizada com o nome de Vera Cruz, posteriormente alterado para Terra de Santa Cruz. O nome atual, Brasil, passou a ser adotado, aproximadamente, em 1503, devido à grande quantidade da árvore chamada pau-brasil, encontrada no litoral.
Depois de subir 130 quilômetros costeando o continente, em 2 de maio, a esquadra de Cabral deixou a região que corresponde hoje a Porto Seguro (Bahia) e seguiu viagem em direção às Índias.
Antes, porém, o comandante determinou que o navegador gaspar de Lemos regressasse a Portugal levando a notícia das novas terras. Também encarregou o escrivão Pero Vaz de Caminha de escrever uma carta ao de Portugal, relatando os acontecimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário