segunda-feira, 3 de novembro de 2025
Ideias Anarquista
Ideias Anarquista
As ideias anarquistas é uma doutrina política e social que defende a construção de uma sociedade sem estado, sem classes e sem qualquer forma de dominação ou hierarquia. Surgiu no século XIX como crítica profunda ao capitalismo que gera desigualdade e exploração, e ao estado é visto como uma estrutura de opressão que limita a liberdade humana.
Os anarquistas acreditam que os seres humanos são naturalmente capazes de viver sem cooperação e solidariedade sem precisar de um governo que imponha leis e controles. Em vez disso, propõem uma organização social autônoma, baseada na ajuda mútua, à liberdade individual e na igualdade coletiva.
Para a os anarquistas, eles acreditam na verdadeira liberdade que só pode existir quando todos têm as mesmas condições de viver e decidir sobre sua vida.
As ideias Anarquistas também influênciaram diversos movimentos sociais e trabalhistas, especialmente no final do século XIX e início do século XX, como o anarco-sindicalismo, que buscava a emancipação dos trabalhadores pela união e pela greve geral.
O anarquismo propõe uma sociedade livre, igualitária e autogerida, onde as ideias são tomadas colectivamente e as relações humanas se baseiam no respeito e na responsabilidade mútua, sem a necessidade de governos, patrões ou qualquer forma de autoridade imposta.
Escola: E.E.E.F.M Senador José Gaudêncio
Disciplina: História
Série:2°A
Professor:Juarez Ribeiro
Aluna: Viviane Ferreira
Assinar:
Comentários (Atom)
