domingo, 13 de outubro de 2019

5 de outubro de1897 - São mortos os últimos defensores de Canudos.

"Canudos não se rendeu. Exemplo único em toda a história, resistiu até ao esgotamento completo. Expugnado palmo a palmo, na precisão integral do termo, caiu no dia 5, ao entardecer, quando caíram os seus últimos defensores, que todos morreram. Eram quatro apenas: um velho, dois homens feitos e uma criança, na frente dos quais rugiam raivosamente 5 mil soldados."
FONTE: "Os Sertões", de Euclides da Cunha
*****
"Embora vagasse pelo país, voltava sempre a Salvador, onde costumava ser encontrado na Livraria Catilina... explicando a interlocutores ocasionais que todas as virtudes são compatíveis se a razão, e não a fé, é o eixo da vida; que não Deus mas Satã - o primeiro rebelde - é o verdadeiro príncipe da liberdade; e que uma vez destruída a velha ordem graças à ação revolucionária, a nova sociedade florescerá espontaneamente, livre e justa. Embora tivesse ouvintes, as pessoas pareciam não lhe dar muita importância".
FONTE: Mario Vargas Llosa, em "A Guerra do Fim do Mundo" - a saga de Antônio Conselheiro na maior aventura literária do nosso tempo"
****
FOTO: Soldados da Guerra de Canudos | Revolta de Canudos: Coronel Tamarindo, do exército brasileiro, assumira o comando da terceira expedição contra Canudos, após a morte do seu comandante pelos jagunços de Antônio Conselheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário