sábado, 16 de março de 2019

Hilária Batista de Almeida, conhecida como Tia Ciata foi uma cozinheira e mãe de santo brasileira, considerada por muitos como uma das figuras mais influentes para o surgimento do samba carioca.

Hilária Batista de Almeida, conhecida como Tia Ciata foi uma cozinheira e mãe de santo brasileira, considerada por muitos como uma das figuras mais influentes para o surgimento do samba carioca. Foi iniciada no candomblé em Salvador por Bangboshê Obitikô e era filha de Oxum.
Nascimento: 1854, Santo Amaro, Bahia
Falecimento: 1924, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
Tia Ciata era fichada na Policia do DF por "feitiçaria e charlatanismo". No entanto era protegida pelo Senador Pinheiro Machado que apresentou-a ao presidente Wenceslau Brás que teve úlceras varicosas em ambas as pernas curadas com mesinhas, garrafadas e banhos de ervas prescritos por ela. Com essa proteção ela pode abrir sua roça de Candomblé na Pequena África berço do samba e que era frequentada por Sinhô, Donga, Pixinguinha, Peru dos Pés Frios, João do Rio, José do Patrocínio Filho, Heitor Villa Lobos, Hilário Jovino, o Tio Hilário, Madame Nair de Teffé, esposa de Hermes da Fonseca, então ex presidente da República.
Dá prá perceber que era complicado mexer com essa dama, Mãe do Samba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário