sábado, 21 de julho de 2018

21 de julho de 1798 - Ocorre a Batalha das Pirâmides, liderada por Napoleão

A conflito foi entre o exército francês no Egito, comandado por Bonaparte, e as forças locais mamelucas. Foi nesta batalha que Napoleão usou a formação em quadrados.
"Soldados! Do alto destes monumentos, quarenta séculos de história nos contemplam!" - frase de Napoleão, antes da batalha no Vale de Gizé.
.....
CURIOSIDADES:
Você sabia que, recentemente, arqueólogos vieram a descobrir que o desgaste que atinge as paredes externas da Grande Esfinge de Gizé foram provocados pela água do mar? E o mais interessante é que ela se encontra no chamado Planalto de Gizé, na margem oeste do rio Nilo, bem distante do mar.
Ainda sobre as histórias que cercam a Esfinge, há uma ligando-a à expedição de Napoleão ao Egito (1798/1801). Napoleão teria baixado uma ordem, na qual ficava estabelecido um prêmio para o artilheiro que conseguisse acertar o nariz da Esfinge.
Mas sobre seu nariz quebrado, não existem certezas a respeito. Durante muito tempo, o estrago foi creditado às tropas de Napoleão, mas depois surgiu a versão de que, pouco antes dessa indesejável chegada dos franceses, os mamelucos – milícia turco-egípcia que comandava o país – teriam usado o colosso como alvo enquanto calibravam seus canhões.
Tudo isso é lenda. Um desenho do artista e arquiteto naval Frederick Lewis Norden, que visitou o Egito em 1755 – mais de quatro décadas antes da chegada de Napoleão, portanto –, mostra a Esfinge de Gizé já sem o nariz. “Essas lendas se consolidaram muito por conta da fama de louco de Napoleão”, afirma o egiptólogo Antônio Brancaglion, do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP.
.....
FONTES:
- Texto de Jorge Luis Fonseca
- Revista Mundo Estranho - Como a Esfinge de Gizé perdeu o Nariz?
- Wikipédia
.....
MONTAGEM: Bonaparte diante da Esfinge, (ca. 1868) por Jean-Léon Gérôme e "Perfil da cabeça colossal da esfinge", desenho de Frederick Lewis Norden (1755)

Nenhum comentário:

Postar um comentário