Entre os séculos III e X desenvolveu-se no atual território do México e em algumas localidades da América Central. sociedade Maia estava dividida em dois grupos: população comum, formada pelas pessoas da classe pobre, agricultores entre outros, e a população soberana, formados pelos sacerdotes, governantes e outros.
Em seu desenvolvimento os maias possuem registros na arquitetura, pintura, escultura e em diversos textos hieroglíficos muitos feitos em tábuas de concreto e cerâmica, ainda não desvendado totalmente pelos pesquisadores.
Os Maias possuíam conhecimentos desenvolvidos nas áreas da matemática e da astrologia. Tinham conhecimentos sobre os eclipses solares e o movimento dos planetas. Na matemática, seus cálculos incluíam a noção do zero, isso permitiam-lhe a criação de calendários complexos que previam as estações do ano.
Entre os séculos III e X a civilização maia e outros povos da região começaram a declinar, não se sabe o que levou essa desintegração das sociedades, estima-se que por questões climáticas, uma grande estiagem atingiu a região.
Até os dias atuais a civilização maia sobrevive em alguns países da América Latina.
Produção Textual feito pelo aluno Maycon Hyan Alves de Oliveira do 2° ano A da Escola Estadual de Ensino Médio Senador José Gaudêncio. Serra Branca - PB 05/03/2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário