sábado, 10 de março de 2018

Os Maias

     A civilização maia foi uma cultura pré-colombiana desenvolvida entre os séculos III e X, na área da mesoamérica, mas especialmente na península de Yucatán, hoje correspondente ao território do México e América Central.
     Os  maias nunca chegaram a formar um Império unificado, fato que favoreceu o domínio e invasão de outros povos, organizavam-se em cidades-Estados independentes, onde a sociedade era dividida em dois grandes grupos: a população comum e os setores privilegiados no qual era composto por nobres, sacerdotes, governantes e etc.
     A economia era baseada principalmente na agricultura e tinha certo destaque na arquitetura, pintura, construções de pirâmides e templos, possuíam conhecimentos matemáticos e astronômico, permitindo assim a criação de calendários complexos, também observavam e estudavam os eclipses solares e os movimentos dos planetas, acreditavam em vários deuses ligados à natureza.
     Entre os séculos VII e X ocorreu o declínio dessa civilização, não se sabe o motivo para a desintegração dessa sociedade, segundo estudos houve mudanças climáticas que causaram longos períodos de estiagem, porém nos dias atuais ainda prevalece essa civilização em alguns países da América Latina.

Produção Textual feita pela aluna Tereza Beatriz Veloso Antonino do 2° ano B da Escola Estadual de Ensino Médio Senador José Gaudêncio - Serra Branca - PB  05/03/2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário