segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

O Domingo Sangrento foi uma série de assassinatos de membro da minoria Alemã na Polônia que ocorreu no início da Segunda Guerra Mundial.

Nessa foto, podemos ver a reação de seis Poloneses momentos antes de serem fuzilados, em 9 de Setembro de 1939. Um amplo espectro de emoções pode ser notado, onde o primeiro à esquerda está em grande desespero e medo e o terceiro à esquerda está até sorrindo. A execução fez parte da resposta Nazista aos eventos do Domingo Sangrento que ocorreram na cidade de Bydgoszcz, Polônia.
O Domingo Sangrento foi uma série de assassinatos de membro da minoria Alemã na Polônia que ocorreu no início da Segunda Guerra Mundial. Entre 3 e 4 de Setembro de 1939, dois dias após o começo da invasão Germânica da Polônia, um contingente do Exército Polonês batendo em retirada supostamente foi atacado de surpresa por Alemães de dentro da cidade de Bydgoszcz. Nisso, os soldados Poloneses retaliaram. No total, foram cerca de 40 a 50 Poloneses mortos e entre 100 e 300 Alemães mortos, entre civis e pessoas armadas. Existe um grande debate dos historiadores sobre o que de fato ocorreu na cidade. Alguns acreditam que haviam agentes Nazistas infiltrados para gerar o caos, já que a minoria Alemã na cidade vivia em harmonia com os Poloneses. Outros acreditam que houve uma pânico entre os soldados Poloneses por causa da invasão Nazista, levando ao ataque irracional contra os Alemães na cidade.
De qualquer forma, os Nazistas exploraram bastante essas mortes como base de justificativa para o massacre de centenas dos habitantes Poloneses após a captura da cidade pelo Wehrmacht, e para fomentar ainda mais a invasão do país. Em um ato de retaliação pelas mortes no Domingo Sangrento (nome dado pelos oficiais de propaganda Nazista), vários civis foram mortos pelas unidades militares Alemãs do Einsatzgruppen, Waffen SS, e Wehrmacht. Muitos tinham sido julgados culpados pelas mortes, sem direito à apelação, e executados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário