terça-feira, 6 de junho de 2017

Domínio espanhol e o Brasil holandês.

     Durante as disputas entre Portugal e Espanha quem ganhou foi o rei da Espanha, Felipe e com isso Portugal passou a ser dominado pela Espanha, isso denomina-se como domínio espanhol, esse período durou 60 anos e só acabou no governo de Bragança em 1640. Houve o comando holandês que seu objetivo era conquistar o Brasil, com isso invadiram a Bahia, mas não conseguiram obter sucesso, durou apenas um ano, os lusos-brasileiros com ajuda de tropas espanholas e de guerreiros indígenas utilizaram táticas de guerrilhas para combater os holandeses e deu certo. Na segunda tentativa, já para invadir Pernanbuco, os holandeses foram preparados com cerca de 56 navios, a invasão durou cinco anos e mesmo assim os lusos-brasileiros resistiram e expulsaram os holandeses.
     Já no governo de Maurício de Nassau seu objetivo era organizar Pernambuco, e possuir as seguintes características: deu crédito aos senhores de engenho, construiu a urbanização em Recife com a construção de casas, pontes, jardins, obras sanitárias e etc., trouxe também artistas, médicos, pintores e etc.
     Houve uma grande crise, pois a expulsão dos holandeses eles levaram mudas de cana-de-açúcar para as Antilhas, passando eles mesmo a produzir o açúcar, e com isso houver uma perda de 50% nas vendas do açúcar aqui no Brasil. Somada as quedas do preço do açúcar e com a expulsão dos holandeses gerou essa grave crise.


Produção textual feita pela aluna Maria Vitória de Oliveira Ribeiro do 2° ano C da Escola Estadual de Ensino Médio Senador José Gaudêncio ´Serra Branca - PB  Junho/2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário