Esse assunto fala na União Ibérica que em 1580, o rei de Portugal D. Henrique, morreu sem deixar herdeiros direto encerrando a dinastia de Avis. Nas disputas politico-militar entre os pretendentes ao trono português, saiu-se vencedor Felipe II, rei da Espanha, cujo exército invadiram e conquistaram Portugal. Com isso, teve início o domínio espanhol que se estendeu por 60 anos, até 1640.
A união Ibérica terminou apenas em 1640, quando o duque de Bragança assumiu o governo de Portugal, com o apoio da alta nobreza e da burguesia é por fim ao domínio espanhol.
Em relação ao domínio espanhol aos outros territórios, em 1581 porém depois de muitas lutas alguns desses territórios conquistaram a indepndência, com a proclamação da República das Províncias Unidas cuja capital passa a ser a cidade de Amisterdã na época um dos mais importantes centro comerciais da Europa.
Com a primeira reação ao embargo espanhol, os holandeses decidiram investir militarmente contra algumas regiões pertencentes a União Ibérica. Assim, pilharam a costa africana dominada pelos portugueses em 1595 e a cidade de Salvador no Brasil em 1604.
Além de exercer a atividade comercial a companhia das Índias Ocidentais tinha autorização do governo holandes para organizar tropas e estabelecer colônias.
Com o fim da luta armada em Pernambuco a Companhia das Índias Ocidentais concentrou-se na tarefa de reorganizar a administração em outras regiões conquistadas.
Produção textual feita pela aluna Lívia Maria Oliveira Alves do 2° ano C da Escola Estadual de Ensino Médio Senador José Gaudêncio - Serra Branca - PB Junho/2017.
Nenhum comentário:
Postar um comentário