Empregado por antropólogo, historidores e sociólogos, o termo cultura designa o conjunto dos modos de vida criados e transmitidos de uma geração para outra entre os membros de uma sociedade. Abrange conhecimentos, crenças, artes, costumes, normas, padrões de controle e muitos outros elementos adquiridos socialmente pelos seres humanos.
A cultura pode ser considerada um amplo conjunto de conceitos e preceitos, símbolos e singnificados que modelam uma sociedade e organizam o comportamento humano. Na interpretação do antropólogo Clifford Geertz, nascemos com a possibilidade de viver milhares de vidas; mas acabamos por viver somente uma delas em função da contribuição decisiva da cultura.
Assim, a cultura envolve os padrões através dos quais pensamos e agimos como membros de um grupo social. Nesse sentido, todas as sociedades humanas, das mais antigas até as da atualidades, , posuem e produzem cultura. E cada cultura tem seus valores, seus padrões e suas verdades.
O termo cultura costuma aparecer em diferentes situações ou contextos. Podemos falar, por exemplo, em cultura ocidental ou oriental (própria de um conjunto de povos ou sociedades com certas características históricas comuns), cultura italiana ou brasileira (própria de certas "lealdade comuns" conhecidas como nacionalidade), cultura tupi ou sudana (própria de um grupo étnico), cultura cristãou muçulmana (própria de um grupo religioso), cultura familiar ou empresarial (própria do conjunto de pessoas que constituem uma instituição) etc. Observe que, como dissemos antes, cada grupo cultural mencionado tem seus próprios valores,concepções, padrões e "verdades".
Nenhum comentário:
Postar um comentário