No dia 09/06/2020, a história lembrou dos 90 anos da Revolta de Princesa onde, nesta data, foi assinado um decreto que tornou Princesa “Território Livre”, no ano de 1930!
Campina Grande em sua rota geográfica de acesso ao Sertão do Estado, teve sua ‘participação’ na Revolta de Princesa. Aqui, na Rainha da Borborema, fora fabricado um carro-tanque para atuar no avanço das tropas do Governo do Estado no ataque à cidade de Princesa Isabel, no confronto particular entre o ex-presidente João Pessoa e o líder político local Cel. José Pereira.
O tanque seria uma espécie de ‘Caveirão’ utilizado pelo BOPE da PM do Rio de Janeiro, o qual proporcionaria a entrada da esquadra estadual com segurança por entre as forças do Cel. Zé Pereira, equipadas com forte e moderno equipamento militar!
A foto abaixo registra o dia em que a encomenda fora entregue, enviado imediatamente à zona de combate. Porém, no caminho, o veículo enguiçou e nenhum esforço o fez seguir seu destino e o mesmo retornou rebocado para Campina Grande, tendo sua eficiência desacreditada e, portanto, nunca utilizado para os fins desejados.
(Créditos na foto)
Nenhum comentário:
Postar um comentário