sábado, 12 de setembro de 2020

LARGO DO ROSÁRIO, DÉCADA DE 1920 (RUA MARQUÊS DO HERVAL)


Do baú do memorialista Walter Tavares, a quem credita a imagem para a Década de 1920, nos apresenta a Rua Marquês do Herval, em seu Largo do Rosário... como o próprio nome já designa, trata-se da área frontal à Igreja da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, construída em 1831; tudo ainda desprovido de qualquer infraestrutura urbana, como diríamos, "no chão"!

Anos mais tarde, este largo dará lugar à Praça Índios Cariris (1929) que acolherá em sua área a agência dos Correios e, ao lado, a Praça José Américo que, tempos depois, e várias reformas, serão unidas como a Praça da Bandeira.

O imóvel ao extremo direito da foto, de janelões, viria ser o Instituto Pedagógico Campinense, que também evoluiria para ser o Colégio Alfredo Dantas. E, lá no final, no centro da foto ao lado esquerdo da Igreja, vemos parte da antiga Casa de Cadeia!

A antiga Igreja do Rosário foi demolida em 1940, na polêmica reforma urbanística empreendida na gestão do prefeito Vergniaud Wanderley, para o prolongamento da avenida Floriano Peixoto.

Fonte: RHCG

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário